Pages Navigation Menu

O Melhor site de turismo LGBT

Saiba a história do Dia Internacional do Orgulho LGBT

Você sabe por quê o dia 28 de junho foi escolhido como o Dia Internacional do Orgulho LGBT?

Em todo o mundo, incluindo no Brasil, o dia 28 de junho é celebrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBT. E aqui contamos o motivo que originou esta data, que não foi escolhida aleatoriamente.

Stonewall Inn: local onde uma rebelião gerou o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

Stonewall Inn: local onde uma rebelião gerou o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

Tudo começou com a repressão policial que ocorria na cidade de Nova York no final dos anos 60. Hippies, moradores de rua, e, principalmente e inclusive, travestis e homossexuais eram constantemente revistados, parados e presos, principalmente dentro de bares e boates, que na época eram tidos como clandestinos. Era ilegal servir bebidas a homossexuais e que permitisse que se dançassem juntos. E os bares eram constantemente invadidos por policiais em busca dessa “ilegalidade”.

Nessas buscas, as luzes do bar ou boate eram acessas, os clientes colocados enfileirados numa parede, e seus documentos checados. Os que estavam sem documentos, ou estavam vestidos como mulheres eram presos. As mulheres tinham que estar vestindo no mínimo “três peças de roupas femininas”, caso contrário, eram presas também. Os gerentes e empregados dos bares também eram levados para a delegacia.

A repressão se arrastava por vários meses, e a comunidade LGBT da época foi se cansando de ser constantemente perseguida e punida, tratada como cidadãos de segunda classe.

Até que o ápice da insatisfação aconteceu na chamada Rebelião de Stonewall. Precisamente à 1 hora da manhã do Sábado, dia 28 de junho de 1969, um conflito violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e a polícia de Nova York aconteceu na porta do Bar Stonewall Inn e nas ruas vizinhas, perdurando por vários dias.

Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez em que um grande número de pessoas LGBT se juntou para resistir aos maus tratos da polícia contra a comunidade. O local existe até hoje, e é ponto de visitação obrigatório a quem vai à cidade de Nova York (EUA).

SERVIÇO:
Stonewall Inn Bar
Christopher Street, 53
Bairro de Manhattan
Nova York City – Estado de Nova York – EUA
Site: http://www.thestonewallinnnyc.com/

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *