Pages Navigation Menu

O Melhor site de turismo LGBT

LGBT: o que é? Qual o significado da sigla?

Você sabe o que é LGBT? Qual o significado da sigla LGBT?

Sigla LGBT

Sigla LGBT

Já foram chamados de Invertidos, Desviados, Entendidos, Transviados, GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e agora são LGBT. Esses são os nomes e siglas que durante as últimas décadas definiram e definem os Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais atualmente, e igualmente, o principal público visitante do nosso blog: o Turista LGBT.

Vamos esmiuçar o que é cada letra:

L = de Lésbicas. Antigamente a sigla GLS supria a definição, mas, após reivindicações, devido ao fato de serem menos visíveis que os gays, e também por uma questão de cavalheirismo, as Lésbicas foram transferidas para a primeira posição na ordem das letras da sigla. Lésbicas são as mulheres que gostam afetivamente e se relacionam com outras mulheres.

G = de Gays. Com a alteração da sigla, os Gays foram para a segunda posição na sigla, por já serem visivelmente mais citado que as lésbicas. Gays sãos os homens que gostam afetivamente e se relacionam com outros homens.

B = de Bissexuais. Antes incluídos no famoso S da sigla GLS, eles ganharam relevância e começaram a serem reconhecidos no final da década de 1990. Bissexuais são os que gostam afetivamente e se relacionam tanto com homens quanto com mulheres.

T = de Transexuais. Apesar de ser resumidamente chamado de Transexuais, englobam os Travestis, Transexuais e os Transgêneros. Transexuais são pessoas que possuem a identidade sexual feminina e se relacionam com homens. Travestis são classificados como Transexuais que não efetuaram uma troca de sexo biológico, do masculino para o feminino.

História

O termo atual oficialmente usado para a diversidade no Brasil, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) foi aprovado na 1ª Conferência Nacional GLBT realizada em Brasília em 2008. A mudança de nomenclatura foi realizada a fim de valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também de aproximar o termo brasileiro com o termo predominante em várias outras culturas, principalmente a americana e européia, que já utilizam essa sigla há muitas décadas.

LGBTQ

Em algumas culturas, principalmente na americana e britânica, é utilizada na sigla também a letra Q. Q seria significante para Queer, que é uma forma de dizer “homossexualizado” na língua inglesa.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *