Pages Navigation Menu

O Melhor site de turismo LGBT

Natal: Parada LGBT acontece no próximo domingo

Capital do Rio Grande do Norte, Natal realiza sua Parada LGBT no próximo Domingo

A Parada LGBT de Natal (RN) acontecerá no próximo dia 15 de dezembro, domingo, a partir das 16 horas na Avenida Roberto Freire, Zona Sul da cidade. A Parada de Natal está na 15ª edição.

Uma das paisagens de Natal (RN)

Uma das paisagens de Natal (RN)

Wilson Dantas é o coordenador do Fórum LGBT Potiguar (http://forumlgbt.wix.com/potiguar), entidade que organiza a parada na cidade. O evento tem o objetivo de promover a conscientização na luta contra a homofobia, e parte do Extra Hipermercado em direção à árvore de Mirassol.

As Paradas de Orgulho Gay têm o objetivo de incentivar ações afirmativas em prol da diversidade de gênero, reunindo e discutindo questões como desigualdade social e preconceito.

Sobre o Estado

O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Devido à sua localização geográfica é considerado como a “esquina do continente” americano, ocupa a posição nordeste na Região Nordeste e tem como limites a norte e a leste o Oceano Atlântico, ao sul com a Paraíba e a oeste com o Ceará. É dividido em 167 municípios e ocupa uma área de 52.796,791 km², sendo um pouco maior que a Costa Rica. Sua capital é a cidade de Natal. O estado apresenta a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN, o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o menor índice de mortalidade infantil, o menor índice de desnutrição e a segunda maior expectativa de vida da Região Nordeste, além de ser o segundo estado mais seguro do país (atrás apenas de Santa Catarina). A capital do estado também é considerada a capital menos violenta do país e décima-quarta cidade mais segura do Brasil.

Possui uma população estimada em 3.137.541 habitantes, dos quais 73% vivem em cidades (áreas urbanas), sendo as mais importantes Natal, Mossoró, Parnamirim, Assu, Currais Novos e Caicó. Outras cidades importantes são São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e João Câmara. Sua Capital, Natal, reúne em sua região metropolitana cerca de 1,3 milhões de habitantes, sendo a 4º maior região metropolitana do Nordeste, 6º maior do Norte/Nordeste e 15º maior do Brasil. Sua segunda maior cidade, Mossoró, possui uma população de 254.032 mil habitantes, sendo a 19º maior cidade da Região Nordeste e uma das maiores do interior nordestino, além de ser polo industrial de significativa importância para o estado.

Apresentando um relevo modesto, com mais de 80% de sua área possuindo menos de 300m de altura, tem como rios principais o Potenji (que corta a capital), Moçoró, Apodi, Assu, Piranhas, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú. As ilhas do Atol das Rocas também pertencem ao estado.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país, também se destacando no setor agropecuário como a carcinicultura, a fruticultura irrigada (abacaxi, banana, melão e coco-da-baía, dentre outros) e a tradicional pecuária. Na indústria, são relevantes o parque têxtil (principalmente o DIM em Macaíba e o DIM de Natal/Parnamirim) e as instalações de processamento de petróleo e gás natural da Petrobrás em Guamaré, o Polo Industrial de Guamaré.

Embora o maior litoral dentre os estados brasileiros seja o da Bahia, o Rio Grande do Norte é o com maior projeção para o Atlântico, já que se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada “esquina do Brasil”. Foi por esse motivo, que os americanos decidiram estabelecer uma base aérea no estado durante a Segunda Guerra Mundial. Tal base, de tão importante que foi para o sucesso na Batalha da Normandia, foi apelidada na época de “Trampolim da Vitória”, devido ao grande “salto” que proporcionou para a frente aliada.

468 ad

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Natal: todos os locais LGBT da capital do RN - Viagem LGBT | Viagem LGBT - […] Saiba mais: http://viagemlgbt.com.br/natal-parada-lgbt/ […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *